Está pensando em fazer um sofá de palete ? O sofá de palete está conquistando pessoas do mundo todo. As peças de paletes, ou pallets, deixaram de ser apenas suportes de madeira utilizados em empresas com a finalidade de transporte e armazenamento de caixas. Tais peças são reaproveitadas na confecção de diversas peças de decoração, tais como estantes, mesa e sofás, que conferem um toque despojado em qualquer ambiente.

As peças com paletes seguem uma tendência que há anos vem conquistando mais e mais adeptos: artigos de decoração com propósito de sustentabilidade. Dois outros artigos que são muito bem reaproveitados na decoração, são caixotes de feiras e bobinas de cabos, que também combinam com móveis feitos com paletes.

Em razão da grande busca por essa produção artesanal, resolvemos escrever esse post para ajudar todos que estejam pensando em produzir seu próprio sofá de palete. Abordaremos os seguintes tópicos:

  • Benefícios do sofá de palete
  • Materiais que são utilizados
  • Passo a passo de como fazer o sofá de palete
  • Dicas

Sofá de Palete e seus Benefícios para o Bolso

Fazer um sofá de palete pode trazer diversos benefícios para você e para decoração da sua casa. Separamos alguns desses benefícios para lhe auxiliar a decidir se esse tipo de móvel combina com você e se vai ao encontro das suas necessidades.

  • Ambiente aconchegante

A utilização de produtos alternativos na decoração da sua casa pode deixar o ambiente muito mais aconchegante e agradável. Além disso, o sofá de palete vai fazer com que sua decoração fuja do comum, encantando a todos!

  • Economia

Os modelos comuns de sofá costumam ter valores bastante elevados, podendo comprometer boa parte do seu orçamento com a decoração da casa. Com o sofá de palete é possível fazer uma economia considerável, gastando-se muito menos nesse investimento. Calcula-se que esse tipo de sofá sai até dez vezes mais barato que um comum!

  • Sustentável

Além de deixar o ambiente despojado e economizar bastante dinheiro, esse é um tipo de decoração sustentável! Afinal de contas, o móvel será produzido com um material reciclado e sem todos os gastos de recursos naturais necessários para produção pela indústria. É perfeito para quem está montando sua casa no estilo eco friendly.

Sala de estar ou Tv decorada com almofadas e paletes – Foto divulgação / Youtube

Sofá de Palete – Materiais para Projetar

Nesse tópico vamos abordar os principais materiais que serão utilizados para construir o seu sofá de palete. São eles:

  • Peças de pallets;
  • Tecido;
  • Lixa número 60;
  • Parafuso;
  • Furadeira;
  • Grosa (ferramenta metálica parecida com uma lima);
  • Tinta esmalte sintético;
  • Rolo e trincha para pintar;
  • Tecido para o estofado.

Confira ainda aqui como decorar uma varanda com churrasqueira em casa ou apartamento pequeno…

Sofá moderno com almofadas e palete com rodinhas – Vivadecora

Como fazer um Sofá de Palete Passo a Passo

Fazer o seu sofá de palete é muito prático, e não é necessário ter qualquer experiência com marcenaria. Confira o passo a passo:

  1. Escolha um local arejado para trabalhar e comece lavando bem as peças de paletes.
  2. Quando as peças estiverem bem secas, lixe todas as superfícies retas dos pallets. Nesse trabalho inicial, use uma lixa número 60, que, por ser mais grossa, agilizará o trabalho e deixará a madeira lisa.
  3. Verifique se há alguma farpa na madeira. Se encontrar farpas, é importante as lixar com a grosa.
  4. Lixe e arredonde todas as quinas.
  5. Depois que a madeira estiver lixada e bem-acabada, aplique com um rolo a primeira demão de tinta esmalte sintético nas partes planas, e, onde o rolo não alcança, utilize uma trincha.

Modelo de sofá em palett moderno com mesa em madeira decorada

Atente: se a madeira for muito porosa, ela absorverá muita tinta e será necessário passar duas ou três demãos. Para evitar gastar muita tinta, analise antes de pintar se a madeira é porosa. Se for, passe um selador antes!

  1. Espere secar e, se necessário, passe outra demão.
  2. Com os pallets preparados, coloque um palete em cima do outro, fure buracos com a furadeira e parafuse as peças em suas extremidades, para que a estrutura fique bem firme.
  3. Para o encosto, utilize uma parte do palete, encaixando-a entre as ripas em um ângulo leve.
  4. Por fim, escolha o estofado e algumas almofadas e finalize seu sofá de palete!

Sala decorada com paletes e almofadas – Ideias Decor

Sofá de Palete Matéria Prima e Peças de Pallets

As peças de pallets necessárias para construir o seu sofá de palete estão em alta no momento, justamente pelo fato de que os móveis artesanais estão adentrando na casa de muitas pessoas. Entretanto, é preciso ter muita atenção na hora de escolher essas peças, que são a base do sofá de palete.

Modelo de sofá em paletts pintado de branco – Homens da Casa

Originalmente, essas peças são usadas para transporte de cargas. Isso significa que o material é muito resistente, mas também significa que há boas chances de que a madeira seja de baixa qualidade e esteja infestada por cupins. Confira aqui também como fazer uma linda Cama de Palete gastando muito pouco dinheiro…

Para identificar a existência de cupins, basta verificar se há furinhos na madeira, pelos quais sai o pó de madeira, causados pela ação dos insetos. Além disso, é possível verificar se há partes da madeira que são ocas ou que saem lascas, indicativos da ação de cupins.

Para que o sofá fique em uma altura ideal para que as pessoas possam se sentar de forma confortável, será necessário empilhar peças de pellets. Por esse motivo, a qualidade da madeira é imprescindível, a fim de evitar que o móvel quebre ou estrague no futuro. Assim, recomenda-se tratar a madeira e contar com o apoio de um bom marceneiro, que poderá atestar a qualidade do material.

Tecido para Fazer Sofá de Palete

Para forrar o seu sofá de palete, será necessário utilizar um tecido. Recomenda-se que sejam utilizados tecidos resistentes, tais como o algodão, jeans e até mesmo lona de caminhão.

Para conferir mais charme ao móvel, prefira almofadas com estampas mais coloridas e alegres, já que esse tipo de tema combina bem com as peças de madeira. Se você quer algo mais discreto, aposte nas cores cinza ou cru, que nunca saem de moda!

Como o sofá de palete é uma peça mais rústica, lembre-se que ela cai bem em um ambiente rústico, despojado, nórdico e clean. Ou seja, fica bem em ambientes que tenham uma decoração que converse com esse tipo de móvel.

Lembre-se que, além do sofá, é possível soltar a imaginação e criar diversos outros móveis com esse material, como camas, criado mudo, mesas e muito mais!

 

Como Fazer um Sofá de Palete Passo a Passo e Fotos para Inspirar
Dê seu Voto para este Artigo.
http://decorartudo.com.br/wp-content/uploads/2017/09/sofa-de-palete.jpghttp://decorartudo.com.br/wp-content/uploads/2017/09/sofa-de-palete-150x150.jpgMóveis
Está pensando em fazer um sofá de palete ? O sofá de palete está conquistando pessoas do mundo todo. As peças de paletes, ou pallets, deixaram de ser apenas suportes de madeira utilizados em empresas com a finalidade de transporte e armazenamento de caixas. Tais peças são reaproveitadas na confecção...